sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Encerramento

Hoje no dia 09/12 estamos encerrando o blog do ano de 2011, ano que vem voltamos com força total na 8ª série .

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

1ª Lei de Mengel

A lei fala sobre modernização genética em que ocorre a separação na formação dos gametas, que ocorre em dose dupla, ou seja, para cada gameta masculino ou feminino encaminha-se apenas um fator. Mendel conclui que os fatores seriam transmitidos aos decesdentes através dos gametas, esses fatores separam-se durante o processo de formação dos gametas de forma que cada gameta herdaria apenas um "fator" de cada pai.
Toda característica do indivíduo apresenta, no mínimo duas variedades, cada uma é determinada por um gene, os genes que determinam variedades diferentes do mesmo caráter são denominados alelos
Os genes alelos expressam o genótipo de um indivíduo, ou seja, sua constituição genética para uma determinada característica.

sexta-feira, 11 de novembro de 2011

Sistema nervoso.


O sistema nervoso central é formado pelo encéfalo e pela medula espinhal. Todas as partes do encéfalo e da medula estão envolvidas por três membranas de tecido conjuntivo - as meninges. O encéfalo, principal centro de controle, é constituído por cérebro, cerebelo, tálamo, hipotálamo e bulbo.

O encéfalo se aloja no interior do crânio, e a medula espinal no interior de um canal existente na coluna vertebral. O encéfalo e a medula são formados por células da glia, por corpos celulares de neurônios e por feixes de dentritos e axônios.

Substância branca e cinzenta

A camada mais externa do encéfalo tem cor cinzenta e é formada principalmente por corpos celulares de neurônios. Já a região encefálica mais interna tem cor branca e é constituída principalmente por fibras nervosas (dentritos e axônios). A cor branca se deve a bainha de mielina que reveste as fibras.

Na medula espinal, a disposição das substâncias cinzenta e branca se inverte em relação ao encéfalo; a camada cinzenta é interna e a branca, externa.

Meninges

Tanto o encéfalo como a medula espinal são protegidos por três camadas de tecido conjuntivo (as meninges). A meninge externa, mais espessa, é a dura-máter; a meninge mediana é a aracnóide; e a mais interna é a pia-máter, firmemente aderido ao encéfalo e a medula. A pia-máter contém vasos sanguíneos responsáveis pela nutrição e oxigenação das células do sistema nervoso central.

Entre a aracnóide e a pia-máter, há um espaço preenchido pelo líquido cerebrospinal ou líquido cefalorraquidiano, que também circula nas cavidades internas do encéfalo e da medula, esse líquido tem a função de amortecer os choques mecânicos do sistema nervoso central contra os ossos do crânio e da coluna vertebral.




sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Doenças dos cinco sentidos

Olfato: Anosmia é a perda do olfato ou seja, a incapacidade de sentir cheiros: renite

Tato: Micose, frieiras, acne, pano branco.

Paladar:Doenças de papilas, gustativas, doenças do nervoglossofériplo.

Visâo: Miopia e asguindismo, conjutivite, catarata

Audição: Impetigem, a aczema e a obstrução.

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Pele.



A pele e seus anexos (unhas, pêlos e glândulas) fazem parte do sistema tegumentar. Ela é composta por três camadas: epiderme, derme e tela subcutânea.

As camadas da pele

A epiderme é a parte mais externa e a única que está em contato com o meio ambiente, por esta razão, ela possui também a importante função de proteger o organismo contra os danos causados por agentes externos.

Ela é composta por tecido epitelial (carente de vascularização) e possui cinco camadas: camada basal, espinhosa, granulosa, lúcida e camada córnea.

Sua formação se dá através das células epidérmicas (queratinócitos, melanócitos, células de Langerhans e células de Merkel).

Contudo; excetuando-se a camada basal (única camada que faz contato com a derme), a epiderme é quase que completamente formada por queratinócitos.

A derme é formada por tecido conjuntivo, que ao contrário do tecido epitelial é ricamente vascularizado.

Nela encontram-se as fibras colágenas, elásticas e reticulares, além das células formadoras de sua composição (fibroblastos, linfócitos, mastócitos...).

Ainda na derme, estão presentes algumas glândulas (sudoríparas, sebáceas), terminações nervosas e folículos pilosos.

Por último, vem a tela subcutânea, também conhecida como hipoderme, esta é composta por células gordurosas. Ela é responsável pela reserva de nutrientes, proteção dos vasos e nervos localizados nos níveis mais profundos.

É importante saber que quando se pensa em epiderme, derme e hipoderme, deve-se ter em mente que uma depende da outra para o equilíbrio deste importante órgão que é a pele humana, e também para o “perfeito” funcionamento de nosso organismo.

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Os cinco sentidos.

As terminações sensitivas do sistema nervoso periférico são encontradas nos órgãos dos sentidos: pele, ouvido, olhos, língua e fossas nasais. Esses órgãos têm a capacidade de transformar os diversos estímulos do ambiente em impulsos nervosos. EStes sentidos sao transmitidos ao sistema nervoso central, de onde partem as "ordens" que determinam as diferentes reações do nosso organismo.


Os órgãos do tato são inúmeros corpúsculos sensitivos distribuídos pela pele e mucosas. Eles se distinguem em :

- Corpúsculos de Meissner, e agem como receptores de contato.

- Corpúsculos de Pacini, estímulos de pressão.

- Corpúsculos de Krause, estímulos de frio.

- Corpúsculos de Ruffini, estímulos de calor.

- As terminações nervosas livres transmitem ao cérebro a percepção de dor.

Nós, seres humanos, temos cinco sentidos fundamentais, são eles: audição, olfato, paladar, tato e visão. São eles que propiciam o nosso relacionamento com o ambiente. Com esses sentidos o nosso corpo percebe o que está ao nosso redor e isso nos ajuda a sobreviver e integrar comk o ambiente em que vivemos.

Existem receptores especializados, que são capazes de adquirir diversos estímulos. Os três receptores são: Exteroceptores, Proprioceptores, Interoceptores.

Com isso:

• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
• Pela audição – captamos e ouvimos sons.
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores.
• Pelo paladar – sentimos os sabores.


Gustação.

Os sentidos gustativo e olfativo são chamados sentidos químicos, porque seus receptores são excitados por estimulantes químicos. Os receptores gustativos são excitados por substâncias químicas existentes nos alimentos, enquanto que os receptores olfativos são excitados por substâncias químicas do ar. Esses sentidos trabalham conjuntamente na percepção dos sabores. O centro do olfato e do gosto no cérebro combina a informação sensorial da língua e do nariz.
A gustação é primariamente uma função da língua, embora regiões da faringe, palato e epiglote tenham alguma sensibilidade. Os aromas da comida passam pela faringe, onde podem ser detectados pelos receptores olfativos.

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Descrição dos tipos de musculos.

São responsáveis pelos movimentos do corpo. São constituídos por células alongadas (denominadas de fibras musculares) caracterizadas pela presença de grande quantidade de filamentos citoplasmáticos específicos. As células musculares apresentam grande desenvolvimento da função contratilidade e, em menor grau da condutibilidade. Esta especialização envolve alongamento das células, no sentido do eixo da contração, razão pela qual são comumente ditas fibras musculares.

O músculo estriado constitui-se de células musculares denominadas fibras musculares que são interligadas por tecido conectivo. Tal músculo é de caráter voluntário ou não, sendo inervado por neurônios motores. Pode ser do tipo estriado esquelético ou estriado cardíaco.

Este tipo de músculo contém terminações nervosas para a dor e possui proprioceptores sendo responsável pela produção de movimentos e manutenção da postura corporal e constituem cerca de 40 a 45% do peso corporal de um adulto.

O sistema muscular esquelético inclui aproximadamente 434 músculos onde 75 pares estão envolvidos com a postura geral e movimento, enquanto que os demais são músculos menores e envolvidos com mecanismos não diretamente relacionados ao movimento de todo o corpo (ex: controle da voz e deglutição).

Este tipo de músculo é denominado estriado por possuir estriações transversais formadas pela disposição/organização das proteínas actina e miosina. Esse tipo de múscúlo possui tendões que ligam o músculo no osso.











sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Membros superiores e inferiores

Os ossos dos membros superiores e inferiores ligam-se ao esqueleto axial por meio das cinturas articulares.

Membros Superiores

Composto por braço, antebraço, pulso e mão.

O braço só tem um osso: o úmero, que é um osso do membro superior.

O antebraço é composto por dois ossos: o rádio que é um osso longo e que forma com o cúbito (ulna) o esqueleto do antebraço. O cúbito também é um osso longo que se localiza na parte interna do antebraço.

A mão é composta pelos seguintes ossos: ossos do carpo, ossos do metacarpo e os ossos do dedo. Os ossos do carpo (constituída por oito ossos dispostos em duas fileiras), são uma porção do esqueleto que se localiza entre o antebraço e a mão. O metacarpo é a porção de ossos que se localiza entre o carpo e os dedos.

Membros Inferiores

São maiores e mais compactos, adaptados para sustentar o peso do corpo e para caminhar e correr. Composto por coxa, perna, tornozelo e pé.

A coxa só tem um osso - o fêmur - que se articula com a bacia pela cavidade catilóide. O fêmur tem volumosa cabeça arredondada, presa a diáfise por uma porção estreitada - o colo anatômico. A extremidade inferior do fêmur apresenta para diante uma porção articular - a tróclea - que trás dois côndilos separados pela chanfradura inter-condiliana. O fêmur é o maior de todos os ossos do esqueleto.

A perna e composta por dois ossos: a tíbia e a fíbula (perônio). A tíbia é o osso mais interno e a fíbula é o osso situado ao lado da tíbia.

Os dedos são prolongamentos articulados que terminam nos pés. O pé é composto pelos ossos tarso, metatarso e os ossos dos dedos. O metatarso é a parte do pé situada entre o tarso e os dedos. O tarso é a porção de ossos posterior do esqueleto do pé.

Cintura Pélvica

Ou bacia, conecta os membros inferiores ao tronco. Podem distinguir o homem da mulher. Nas mulheres é mais larga, o que representa adaptação ao parto.

Esqueleto humano.


sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Os musculos


Os músculos são os tecidos responsáveis pelos movimentos dos animais, tanto os movimentos voluntários, com os quais o animal interage com o meio ambiente, como os movimentos dos seus órgãos internos, como o coração ou o intestino.

Os músculos são constituídos por tecido muscular e caraterizam-se pela sua contratibilidade, funcionando pela contração e extensão das suas fibras. A contração muscular ocorre com a saída de um impulso elétrico do sistema nervoso central que é conduzido ao músculo através de um nervo. Esse estímulo elétrico desencadeia o potencial de ação, que resulta na entrada de cálcio (necessário à contração) dentro da célula, e a saída de potássio da mesma.

Esqueleto humano

No individuo adulto quando se considera completo o desenvolvimento organico, o numero de ossos é 206.
Ossos longos, curtos, sesamóides, laminares, irregulares, pneumáticos.
As costelas são vinte e quatro ossos finos, que ocorrem aos pares constituindo parte do esqueleto torácico. Os primeiros sete pares de costelas articulam-se com o externo na frente do corpo atravéz de cartilagem e com a coluna vertebral, por isso são denominados costelas verdaddeiras . Os outros cinco pares são conhecidos como costelas falsas pois não conectam-se diretamente com o externo.
As quatro costelas que formam o oitavo, o nono e o décimo par apresentam em sua extremidade uma cartilagem que liga-se a a cartolagens dos pares anteriores.
As costelas dos dois ultimos pares também chamadas de vértebras flutuantes, conectam-se apenas na sua porção superior.
As partes do pé humano são tarso, metatarso, falanges dedos , 29 ossos.
A forma dos ossos do cranio é chato.
A coluna vertebral é formada por 33 ossos região cervical, região torácica região lombar, disco intervertebral, região sacral, região coccigiana.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Aula prática

Relatório:

Realizemos no dia 16/09/2011, uma atividade referente ao corpo humano. Tivemos que prescrever 50 ossos dos 206 ossos do nosso corpo, após prescritos coloquemos no corpo de um individuo do grupo os 50 ossos escolhidos após posto no corpo do individuo o professor avaliou os acertos e os erros e depois passou a nossa nota.

sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Esqueleto humano.

O esqueleto humano divide-se em três partes: esqueleto axial, esqueleto apendicular e cinturas escapular e pélvica.

O tronco possui 58 ossos.

O osso mais longo que o membro superior é fêmur.

A coluna vertebral é formada por 33 ossos, dispostos sobre uma das outras, as vértebras formam uma coluna que vai do pescoço até a bacia.

O nome das partes do osso fêmur é: basicamente em cabeça fêmur, colo fêmur, trocanter mais e trocanter menor, linha áspera, e candilos femorais.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sistema excretor.


O sistema excretor é formado por um conjunto de órgãos que filtram o sangue, produzem e excretam a urina - o principal líquido de excreção do organismo. É constituído por um par de rins, um par de ureteres, pela bexiga urinária e pela uretra.



Como funcionam os rins


O sangue chega ao rim através da artéria renal, que se ramifica muito no interior do órgão, originando grande número de arteríolas aferentes, onde cada uma ramifica-se no interior da cápsula de Bowman do néfron, formando um enovelado de capilares denominado glomérulo de Malpighi.

O sangue arterial é conduzido sob alta pressão nos capilares do glomérulo. Essa pressão, que normalmente é de 70 a 80 mmHg, tem intensidade suficiente para que parte do plasma passe para a cápsula de Bowman, processo denominado filtração. Essas substâncias extravasadas para a cápsula de Bowman constituem o filtrado glomerular, queé semelhante, em composição química, ao plasma sanguíneo, com a diferença de que não possui proteínas, incapazes de atravessar os capilares glomerulares.







sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Sistema MN

O Sistema sangüíneo MN ocorre em humanos e envolve a presença de antígenos M e/ou N nas hemácias.
M e N são os alelos adotados nesse sistema, que podem ser M ou N, já que não há dominância ou recessividade.
Os genótipos possíveis são MM (pertencendo ao grupo M), NN (pertencendo ao grupo N) ou MN (pertencendo ao grupo MN). Um indivíduo MM tem proteínas especiais M e um indivíduo NN tem proteínas especiais N. Já o indivíduo MN, como o AB do sistema ABO, tem os dois tipos de proteínas. As doações nesse sistema são livres, qualquer indivíduo pode doar sangue para qualquer outro - nesse sistema, respeitando o ABO e o Rh. Assim, o sistema MN não apresenta problemas nas transfusões porque a reação antígeno-anticorpo é muito fraca, não ocorrendo aglutinações consideráveis

Sistema ABO e Rh

Nos seres humanos existem os seguintes tipos básicos de sangue em relação ao sistema ABO:
Grupo A; grupo B; grupo AB; e grupo O.
Cada pessoa pertence a cada um desses grupos sanguíneos.

Nas hemáceas humanas podem existir dois tipos de proteínas: o aglutinogênio A e aglutinogênio B. De acordo com a presença ou não dessas proteínas nas hemácias, o sangue é assim classificado:

Grupo A: possui somente o aglutinogênio A;
Grupo B: possui somente o aglutinogênio B;
Grupo AB: possui aglutinogênio A e B;
Grupo O: não possui aglutinogênio;

No plasma sanguíneo humano podem existir duas outras proteínas, chamadas aglutininas anti-A e aglutina anti-B.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Pequena circulação


Também chamada circulação pulmonar compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo direito até o átrio esquerdo.Essa circulação o sangue passa pelos pulmões, onde é oxigenado.

Grande circulação

Também chamada circulação sistêmica compreende o trajeto do sangue desde o ventrículo esquerdo até o átrio direito

•A aorta transporta sangue oxigenado;

•As veias cavas (inferior e superior) transporta sangue no oxigênio dos tecidos do corpo para o átrio direito do coração;

•As artérias pulmonares transportam sangue não oxigenado no ventrículo direito do coração até os pulmões;

•As veias pulmonares transportam sangue oxigenado dos pulmões até o átrio esquerdo do coração.

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Veias

No sistema circulatório, uma veia é um vaso sanguíneo que leva sangue em direção ao coração. Os vasos que carregam sangue para fora do coração são conhecidos como artérias.
As veias servem para levar o gás carbônico dos órgãos de volta ao coração. Na circulação sistêmica o sangue oxigenado é bombeado para as artérias pelo ventrículo esquerdo até os músculos e órgãos do corpo, onde seus nutrientes e gases são trocados nos capilares, entrando nas veias contendo restos celulares e dióxido de carbono. O sangue pobre em oxigênio é recolhido pelas veias e levado até o átrio direito do coração, que transfere sangue para o ventrículo direito, onde é então bombeado para as artérias pulmonares e finalmente aos pulmões. Na circulação pulmonar as veias pulmonares trazem o sangue oxigenado dos pulmões para o átrio esquerdo, que desemboca no ventrículo esquerdo, completando o ciclo da circulação sanguínea.

Medindo a pressão arterial

-- Alterna-se ordenadamente;
-- A sústole e a diástole são responsáveis pelo fluxo de sangue dentro dos vasos sanguíneos;
-- A pressão arterial que se mede é a pressão exercida pelo sangue sobre as paredes da aorta após ser lançado pelo ventrículo esquerdo;
-- A pressão arterial máxima corresponde ao momento em que o ventrículo esquerdo bombeia para dentro da aorta esta se distende;
-- Já a pressão arterial mínima é a que se verifica no final da diástole do ventrículo esquerdo;
-- A pressão arterial máxima corresponde a cerca de 120 m. m de mercúrio (Hg), em quanto à pressão arterial mínima corresponde a aproximadamente 80 m. m de mercúrio (hg);
--- Esses são os valores normais para a população daí falar-se em 120 por 80 ou 12 por 8 para a pressão normal;
-- Por meio de um aparelho esfigmomanômetro;
-- A pressão arterial pode ser medida por medico ou profissional habitado;
-- Esses valores da pressão é um dado importante na avaliação de saúde do sistema cardiovascular.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Artérias






As artérias são vasos de parede relativamente espessa e muscular, que transportam sangue do coração pára os diversos tecidos do corpo. A maioria das artérias transporta sangue oxigenado (pobre em gás oxigênio) do coração até os pulmões. A aorta é artéria mais calibrosa (de maior diâmetro) do corpo humano.


sexta-feira, 17 de junho de 2011

Vasos sanguineos

Os vasos sanguíneos são órgãos em forma de tubos que se ramificam por todo o organismo da maior parte dos seres-vivos, como o ser humano, por onde circula o sangue: artérias, arteríolas, vênulas, veias e capilares.As artérias, arteríolas, veias e capilares sanguíneos, em conjunto, têm o comprimento de 160 000 km.São artérias que dão passagem ao sangue. O sangue é lançado na artéria aorta. Ela se ramifica e forma artérias menores que se distribuem ao corpo, elas se chamam arteriólas, elas se ramificam pelo corpo e viram menores ainda (microscópicas) e são chamadas de capilares.

Sistema circulatório!


O coração

Observe o esquema abaixo. No coração humano existem quatro cavidades:

-- Átrio direito e átrio esquerdo em sua parte superior;
-- Ventrículo direito e ventrículo esquerdo, em sua parte inferior.



sábado, 11 de junho de 2011

Sistema digestório humano



• Faringe: é um órgão alongado em forma de funil, longo após a boca. Ela comunica com a boca, com as cavidades nasais, com a laringe e com o esôfago,quando o alimento chega à faringe,os músculos de sua parede se contraem e empurram o alimento para o esôfago.
Na região entre a boca e a faringe encontram-se as tonsilas palatinas (amígdalas).
São órgãos de defesa no corpo.

• Esôfago: é um órgão em forma de tubo, com paredes flexíveis e que medem aproximadamente 25cm de comprimento. Em sua parte superior ele se comunica com a faringe; e sua parte inferior, comunica-se com o estomago.
Por meio dos movimentos peristálticos, o esôfago empurra os alimentos para o estomago.

• Estomago: é um órgão muscular em forma de saco comunica-se com o intestino delgado por um orifício chamado pirolo (palavra que vem do grego e significa “porteiro”). O pirolo tem ao seu redor um mecanismo muscular que se contraem quando o alimento chega ao estomago.

• Intestino delgado: o alimento deixa o estomago e passa para o intestino delgado. É nesse órgão que a digestão dos alimentos se completa. É revestido internamente por uma membrana chamada de mucosa intestinal; suas células fabricam o suco intestinal ou suco interico.
O intestino delgado mede cerca de 6m. E divide-se em três partes:
duodeno, jejuno e íleo.

-duodeno: mede cerca de 25cm, é a primeira porção do intestino e tem a forma da letra C.
Nele desembocam dois, ductos; um deles libera o suco pancreático (produzido nas pâncreas) e o outro libera a bile (produzido no fígado).
No jejuno e no íleo a digestão se completa e os nutrientes são absorvidos. O íleo é mais longo que o jejuno.

Os lipídios

Os lipídios mais conhecidos são representados pelos óleos e pelas gorduras e tem, basicamente, função energética, da mesma forma que os carboidratos.
As moléculas de óleo e de gordura são formadas pela união de duas moléculas menores, o acido graxo e o glicerol.
Os lipídios também tem função estrutural, eles participam da constituição das membranas celulares.
São exemplos de alimentos ricos em lipídios leite integrais, ovos, carnes com gordura, castanha-de-caju, coco e azeite.

Os carboidratos

Também conhecidos como glicídios, os carboidratos são alimentos que geralmente tem função energética no organismo isto é, atuam como “combustíveis” fornecendo à energia necessária as atividades das células. Quando apresentam dulçor, isso é,quando tem sabor “doce”,são também chamados de açúcar.
Existem vários tipo de carboidratos: a glicose, a frutose, a sacarose, a lactose, o amido, entre outros.
A glicose e a frutose, encontradas no mel e em diversas frutas, são moléculas relativamente pequenas e podem ser absorvidas com facilidade no intestino.
A sacarose, extraída da cana-de-açúcar e da beterraba é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a frutose.
A lactose é encontrada no leite e é formada pela junção de dois carboidratos menores: a glicose e a galactose.
O amido é uma molécula bem grande formada pela união de centenas de moléculas de glicose. Não tem dulçor, isto é, não é “doce” como os açucares frutose, sacarose e glicose. É a reserva energética natural das plantas. Encontra-se armazenado em grandes quantidades em certas raízes (mandioca), certos caules (batata) e em grãos diversos (trigo, milho, feijão).
Portanto,quando comemos doces e massa, estamos ingerindo diferentes tipos de carboidratos
.
Sais de ferro:

Onde são encontrados?
R: São encontrados no feijão, na lentilha, na carne, nos ovos, nos miúdos (fígado, rim, moela) e nas verduras de folhas, como a couve, o espinafre e o brócolis.

O que eles fazem no corpo?
R: Participa da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório dos glóbulos vermelhos (hemácias) do sangue.

Sais de sódio:

Onde são encontrados?
R: Existe naturalidade no peixe e nos frutos do mar e são acrescentados no processo industrial ao sal de cozinha.

O que eles fazem no corpo?
R: São importantes para o bom funcionamento da glândula tireóidea, entrando na constituição do hormônio que essa glândula produz e que controla o metabolismo do organismo.

Sais de flúor:

Onde são encontrados?
R: Na água encanada

O que eles fazem no corpo?
R: Participam (juntamente com os sais de cálcio e de fósforo) da formação dos dentes e inibem o desenvolvimento de bactérias causadoras da cárie.

Sais de magnésio:

Onde são encontrados?
R: São encontrados em cereais, verduras, peixes, carnes, ovos, e no feijão.

O que eles fazem no corpo?
R: Auxiliam na formação dos ossos e no funcionamento dos tecidos nervosos e dos músculos.

Proteínas

O que são?
R: As proteínas são grandes moléculas formadas pela união de moléculas menores chamadas aminoácidos.

Onde são encontrados?
R: Na carne, no leite, no queijo, nos ovos, no feijão, na soja e na ervilha são exemplos de alimentos ricos em proteínas.

O que ele faz no corpo?
R: Os aminoácidos que as formam-se separam e são absorvidos no intestino. Depois, passam para o sangue e são distribuídos para as células organismo.

Que outra função desempenha no organismo?
R: As proteínas podem também ter função reguladora no organismo é o caso das enzimas, proteínas especiais que regulam as diversas reações químicas que ocorrem em nosso corpo.
Os sais minerais

-- Há vários tipos de sais minerais e cada um desempenha uma função em nosso organismo.
-- Cloreto de sódio (ou sal de cozinha):
-- É usado para temperar os alimentos
-- São elementos químicos importantes na regulação da quantidade de água no nosso corpo.

Sais de potássio

-- Também atua na regulagem de quantidade de H2O no corpo.
-- Ajudam na condução dos impulsos nervosos aos neurônios e para contração muscular.
-- Sais de potássio podem ser encontrado na banana, em frutas cítricas, leite e nos cereais.

Sais de cálcio e de Fósforo

-- Formação dos ossos.
-- São encontrados no leite, queijo, ovos, mariscos entre outros.

A nutrição e Água







A nutrição

A importância dos alimentos

Fome e desperdícios de alimentos parecem contraditórios entre si, mas ambas as situações estão entre os maiores problemas que o Brasil enfrenta.
Os índices de desperdícios de alimento são alarmantes. Alguns estudos indicam que anualmente entre 10% e 30% dos grãos produzidos no pais (milho,soja,feijão,trigo).
Na produção de hortaliças, o desperdício varia entre 20% e 50%,as frutas variam entre 20% e 40%.
O desperdício no Brasil ocorre em todas as etapas do processo.


O que os alimentos contêm

-- São formados por uma mistura de substancias.
-- Entre elas destacam-se a água, sais minerais, as proteínas, os carboidratos, os lipídios e as vitaminas.
-- Essa substancia são necessárias para a manutenção da vida.
--Vamos estudar cada uma delas separadamente.


A água

-- Aproximadamente 65% do nosso corpo é água.

-- Essa substancia entra em composição nas células, tecidos, órgãos e dos sistemas:

-- Diariamente eliminamos água, com a urina fezes, suor e também sob forma de vapor na respiração.

-- A quantidade de água perdida por um ser humano pode variar de acordo com certas condições.


-- Essa perda é em media de cerca de:
• 1000 a 1500g. Pela urina
• 100g. Nas fezes
• 500g. Pelo suor;
• 400g. Pela respiração.

-- Compensamos essa perda bebendo ou ingerindo-a com os alimentos. Leite, sucos, frutas e verduras são alimentos que contem uma quantidade grande de H2O.


Observe o quadro:

Alimentos (100g) Quantidade aproximada de água

Alface - 95
Cenoura - 90
Carne - 50-70
Queijo - 40
Biscoito (seco) - 5

Alimentação Saudável !


Pirâmide Alimentar

Serve para informar e orientar as pessoas sobre hábitos alimentares. Eles representam graficamente os grupos de alimentos, facilitando a escolha das refeições diárias.









Sistemas !

O conjunto de todos os sistemas constitui o organismo. Os sistemas funcionam de maneira integrada, e essa integração é fundamental para manter a saúde do organismo como um todo, consequentemente, a vida.
Veja os sistemas do corpo humano que serão estudados:

-- Sistema genital (ou reprodutor);
-- Sistema digestório;
-- Sistema respiratório;
-- Sistema cardiovascular (ou circulatório);
-- Sistema imunitário (ou inume);
-- Sistema urinário (ou excretor);
-- Sistema esquelético;
-- Sistema muscular;
-- Sistema nervoso,
-- Sistema endócrino.


Sistema nervoso



O sistema sensorial que monitora e coordena a atividade dos músculos, e a movimentação dos órgãos, e constrói e finaliza estímulos dos sentidos e inicia ações de um ser humano (ou outro animal) é vulgarmente tratado de sistema nervoso. Os neurônios e os nervos são integrantes do sistema nervoso, e desempenham papéis importantes na coordenação motora. Todas as partes do sistema sensorial de um animal são feitas de tecido nervoso e seus estímulos são dependentes do meio.

Órgãos








Os tecidos também se agrupam em nosso organismo. Um agrupamento de tecidos que interage forma um órgão. O estômago, por exemplo, é um órgão do corpo humano, nele podemos reconhecer a presença dos tecidos epitelial, muscular, entre outros.


terça-feira, 26 de abril de 2011

Tecidos

Tipos de divisão celular

-- Mitose: cada célula mãe origina duas células filhas com o mesmo número de cromossomos que nela existiam.

-- Meiose:cada célula mãe origina quatro células filhas com metade do número de cromossomos que nela existiam.

Tecidos

Tecido epitelial
Célula poliédrica e justaposta











Tecido conjuntivo
O tecido conjuntivo promove a sustentação, a proteção e a união de alguns órgãos do corpo.
É o tecido em maior quantidade em nosso corpo. Ele é formada por células que se encontram separada umas das outras. O espaço entre as células é preenchido por um material constituem a chamada matriz intercelular.

















Tecido Nervoso


Esquema de um neurônio


terça-feira, 22 de março de 2011

Tecidos!


Os vegetais possuem grupos de células com formas e funções semelhantes, que interagem e agrupam-se, formando os tecidos.

7ª05 Célula vegetal e animal

Célula vegetal























Célula animal









.